quinta-feira, 20 de junho de 2013

Parabéns Antena Best, feliz aniversário!

Estimados ouvintes, boa tarde a todos.

A 20 de Junho de 2011 iniciavam-se, precisamente pelas 15:30, as emissões do terceiro canal da Antena Web: a Antena Best.
Tudo novo: publicitários novos, filosofia nova, público alvo específico, mais uma coisa nova, e a procura por locutores e programas segundo um novo estilo. Com tanta coisa nova o público alvo só podia ser: jovem.
O Canal Antena Best abriu a 20 de Junho de 2011, e logo tivemos imprevistos: o canal devia ter aberto portas pelas 10:00, mas problemas de acesso à rede que demoraram 9 horas a ser resolvidos, adiaram a abertura do canal por 5 horas e meia.
Agora, às 15:00, exibimos a emissão primeira que teve transmissão conjunta com a ainda Rádio Antena Web, atual Canal 1, e que visava apresentar o novo canal.
Desde logo 2 temas ficam para a história da Antena Best: Jar Of Hearts, de Christina Perri, e What Are Words de Chris Medina, as escolhas para aquela emissão especial, bem mais singela do que a serimónia de abertura da Rádio Antena Web a 4 de Janeiro de 2010. Foram apenas 47 minutos de emissão.
Um pequeno arranque para uma estação que se viria a revelar fundamental, para o grupo Antena Web.
Naquele dia, o que se seguiu foram: Top 10 Antena Web, Pop Hits, Sertanejo Pop Universitário e Parada Europa. O canal tinha menos de 12 horas de emissão. Aliás, na altura nenhum canal tinha muito mais do que isso. Afinal de contas, 3 canais em pouco mais de 1 ano, sendo que o Canal 2 ainda nem tinha assinalado o seu primeiro aniversário.

Tínhamos as nossas espetativas, e somos sinceros o suficiente para dizer que poderiam ter ficado àquem, ou corresponder. Mas não, superaram e muito. Na verdade a história do projeto acabou por nos contar que a Antena Best foi decisiva em vários momentos.
No ano passado a Antena Best foi a que mais cresceu. Foi a que menos locutores perdeu na fase crítica, e foi a que menos sofreu com a perda de mais de 250 mil discos, a 27 de Maio de 2012.
Quando, a 28 de Maio, dávamos conta do mais que provável términos da Antena Web, tínhamos já a certeza de que, se assim não fôsse, a Antena Best seria a primeira abrir portas. Na verdade o canal nem precisava ter parado.
Assim aconteceu. A Antena Best é a primeira a retomar as emissões, a 4 de Junho, e nem imprevistos informáticos que nos deixaram fora do ar por quase 2 dias, impediram a Antena Best de crescer, e acima de tudo, dar estabilidade ao coletivo.
Já na altura a Antena Best levava a cabo as suas contagens oficiais, algo que se veio a acentuar entre Setembro de 2012 e Janeiro de 2013. As contagens, disponíveis no menu da Antena Best, ainda hoje existem, embora algumas tenham mesmo acabado, consequência das mudanças na estrutura da Antena Web.

Formada com outra experiência, a Antena Best foi a primeira a alcançar as 24 horas diárias de emissões concecutivas, e a que menos remodelações sofreu, aquando da fase de reestruturação.

Tornou-se numa referência no que diz respeito ao que mais se ouve, com base nas suas contagens oficiais, e em apresentar primeiro, as novidades do mundo da música. Chris Medina não foi o primeiro exemplo da Antena Best, mas sim o primeiro grande exemplo de toda a Antena Web. O tema chegou a número 1 no Top 10 Antena Web, na altura exibido no Canal 2, quando em Portugal o tema praticamente não teve qualquer expressão.
O mesmo viria a acontecer mais tarde com Call Me Maibe, mas aí a história seria diferente. Uma semana depois do tema ter sido lançado no Canadá, a Antena Best, pelo programa Top dos Tops, dava conta do sucesso promissor da canadiana Carly Rae Jepsen. E durante alguns meses, aqui em Portugal, praticamente apenas a Antena Best passava Carly Rae Jepsen com Call Me Maibe, em Portugal, e mais tarde Curiosity, que dava nome ao álbum, acabaria por ser mais um exemplo.

Enquanto Birdy alcançava os lugares cimeiros de algumas contagens da Antena Best, alguns países começavam lentamente, a prestar atenção à britânica de 16 anos. Em Portugal o tema teve pouca expressão, mas em cada vez mais países o tema vai dando que falar. Não é original seu, mas a forma como o interpreta deixou um pouco por todo o mundo, a sua marca.
Raffaela Ways é outro exemplo disso mesmo, embora no caso concreto, a cantora não tenha chegado muito longe no país de origem, Reino Unido. Mas foi número 1 indiscutível durante algumas semanas, no novo top, este diário e oficial da Antena Best, o Top All Ten Na Web.

Outros múltiplos exemplos poderíamos deixar aqui. Variadíssimos temas que chegaram primeiro à Antena Best, e só depois a outras rádios europeias, muitas vezes fruto das nossas transmissões dos tops da Billboard e do German Top 100.
Noutras vezes a Antena Best apresenta os temas como apostas, e por inúmeras vezes os mesmos acabam por se converter, a seu tempo, em sucessos.
2 anos de Antena Best, 2 anos de novidades, de European Top 20, Agora Now, Som Da Best, Sertanejo Pop Universitário e tantos outros programas que marcaram o terceiro canal da Antena Web!

Vamos à emissão especial de abertura da Antena Best. Alinham? Clique aqui para ouvir

Atenciosamente,

Rádio Antena Web

Sem comentários:

Enviar um comentário