sexta-feira, 18 de maio de 2012

Morreu Dietrich Fischer-Dieskau um dos maiores cantores líricos do século XX

Por Diana Rodrigues


Ontem, dia 18 de Maio, morreu Dietrich Fischer-Dieskau, anunciou a sua esposa Julia Varady. Era considerado um dos maiores cantores líricos do século XX e completaria 87 anos no próximo dia 28.
Apesar de ter terminado a sua carreira em 1992, o cantor lírico era recordado pela sua voz única, tendo ficado para a história a interpretação da obra de Franz Schubert- Winter's Journey e da obra – Viagem de Inverno de Winterreise.
Dietrich Fischer-Dieskau, chegou à música depois da Segunda Guerra Mundial e depressa se tornou num dos maiores cantores da sua época.
No ano de 1962, foi convidado pelo compositor Benjamin Britten a interpretar a primeira apresentação de War Requiem, considerado o mais comovente manifesto pacifista do século XX.
Durante a sua carreira, foi presença assídua na Casa da Ópera de Berlim, de Viena, no Covent Garden, em Londres, e na Carnegie Hall, em Nova Iorque.
Segundo o Presidente da Academia Alemã das Artes, Klaus Staeck, “as suas interpretações de alguns dos maiores papéis da história da ópera moldaram a cultura do canto”.
Dietrich Fischer-Dieskau para além do canto era também reconhecido como pedagogo e escritor.

Dietrich Fischer-Dieskau sings Im Fruhling

Sem comentários:

Enviar um comentário